Petróleo: Invista no Ouro Negro

Atualizado: Jun 23

Estamos falando da mais importante fonte de energia da atualidade. É através do petróleo que se possibilita a realização de inúmeras atividades.


Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.


Não é novidade que os investidores individuais se interessam pelo mercado do petróleo. As cotações dessa matéria-prima energética evoluem geralmente para a alta, apesar de fortes flutuações em certos períodos. Mas por que tanto interesse em especular sobre o ouro negro e, sobretudo, como escolher o melhor momento para comprar petróleo?

Apresentarei detalhes neste artigo através de explicações e recomendações.


Comprar e vender Petróleo


Ser investidor nesse mercado apresenta certas vantagens, tanto para os investidores em longo prazo que compram barris por meio de produtos de investimentos, como, e mais ainda, para os especuladores em curto prazo que realizam transações nos mercados por meio dos CFDs (contrato por diferença) oferecidos pelas corretoras de valores.

O petróleo se tornou um produto de investimento bastante cobiçado, acredita-se que a oferta não poderá satisfazer indefinidamente uma demanda crescente. Seu preço, portanto, só pode tender a aumentar. Mas o petróleo também oferece a vantagem de apresentar uma forte volatilidade que permite aos investidores especularem por meio dos CFDs apostando nos pequenos movimentos de alta e queda das cotações.


Especulando o Petróleo


Antes de tudo, saiba que os produtos derivados como CFD lhe permitem especular com o petróleo na alta, mas também na queda da cotação, operando comprado ou vendido. Portanto, é importante saber como antecipar as movimentações, qualquer que seja a tendência, altista ou baixista. Para ter êxito nessa avaliação, é necessário conhecer os fatores que influenciam diretamente a cotação desse ativo. Seguem aqui os principais:


A relação com o dólar:


Como todas as matérias-primas, o petróleo é cotado em dólares americanos (USD) e o preço do dólar tem correlação negativa com a cotação do barril de Petróleo, ou seja, andam em sentidos contrários.


Na prática, quando o valor do Dólar aumenta, o barril se torna mais caro para os compradores estrangeiros, portanto, quando o dólar está em alta o preço do petróleo cai, quando o dólar está em baixa o preço do petróleo sobe.


Os estoques americanos:


Os Estados Unidos é o país que mais consome petróleo no mundo, e semanalmente publica sua quantidade de petróleo em estoque. Quando os estoques reais ultrapassam as previsões, ou seja, petróleo em abundância, observa-se frequentemente uma queda nos preços, assim como o estoque em falta, escassez, direciona o preço do petróleo para cima.


Os conflitos nos países produtores:


Enfim, convém acompanhar de perto os países produtores. Guerras e conflitos provocam geralmente um disparo dos preços, motivado pelo receio de uma parada ou uma redução do abastecimento.


Como negociar Petróleo?

O petróleo é uma commodities (mercadoria), sendo negociado na Bolsa de Valores, nos mercados futuro e a termo. Sua utilização, no entanto, é bastante complexa para os investidores iniciantes, além de apresentar certos riscos, apesar da alta possibilidade de retorno.


Por meio das corretoras, você pode comprar e vender virtualmente barris de petróleo nos mercados sem para isso possuí-los fisicamente.

Outra opção para investir "indiretamente" no petróleo seria comprando ações na Bolsa de Valores, empresas como Petrobrás (PETR4) e PetroRio (PRIO3) têm correlação positiva com o preço do barril, se beneficiando em um cenário de alta.


O investimento em Petróleo é indicado para investidores com perfil agressivo, dispostos a correr riscos em busca de maiores retornos, e investidores conservadores dispostos a investir uma pequena parte do capital a título de diversificação. Para os amantes do mercado financeiro, mais uma belezura na prateleira dos seus investimentos, vamos la!


Boa sorte! =)


7 visualizações

©2020 por PR7 Investidor.